A Deputada Estadual Terezinha Maia (PL) cobrou, a manhã desta quarta-feira, 22, uma solução imediata do Governo do Estado diante da paralisação dos atendimentos em seis hospitais do Rio Grande do Norte devido ao atraso nos pagamentos dos profissionais de saúde. Em suas redes sociais, a parlamentar se manifestou com preocupação sobre a situação:

“A suspensão dos serviços médicos em seis hospitais do RN devido a atrasos nos pagamentos é uma situação inaceitável e que coloca a vida da nossa população em risco. O povo não pode pagar o preço pela falta de gestão e planejamento! Faço um apelo à governadora para que priorize a saúde e resolva essa questão com urgência. Médicos precisam receber seus honorários, e pacientes não podem ficar desassistidos em um momento tão delicado. A saúde pública é um direito constitucional e deve ser tratada com respeito, urgência e seriedade.”

A crise foi desencadeada após a Cooperativa Médica do RN (Coopmed-RN) anunciar a paralisação dos serviços médicos a partir das 7h desta quarta-feira (22). A entidade alega que os pagamentos, previstos para serem quitados no dia 30 de dezembro e postergados sucessivamente até 20 de janeiro, não foram efetuados pelo Estado.

Com isso, aproximadamente 160 profissionais suspenderam os atendimentos em procedimentos de alta e média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais Rio Grande, Paulo Gurgel, Varela Santiago, Liga Contra o Câncer, Memorial e Hospital do Coração. Entre os procedimentos afetados estão cirurgias oncológicas, cardíacas e ortopédicas.

Diante desse cenário, a Deputada Terezinha Maia cobrou uma resposta imediata do Governo para evitar que pacientes fiquem sem atendimento em um momento tão crítico. “Não podemos permitir que vidas sejam colocadas em risco pela falta de compromisso do Estado com a saúde pública”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *