Em 2019, a capital potiguar irá sediar sua já tradicional Feira Internacional de Artesanato – FIART. O evento, que acontece anualmente durante o mês de Janeiro, é uma das grandes atrações para os mais de meio milhão de turistas que visitam a cidade neste período, e fará uma homenagem a filósofa e folclorista Séphora Bezerra (in memorian), uma das grandes personalidades culturais de São Gonçalo do Amarante e do Rio Grande do Norte.
Nesta edição, a FIART terá como tema “Água, Terra, Fogo e Ar: Dos Quatro Elementos, o talento cria o futuro”, referenciando as matérias-primas para as mais variadas tipologias do artesanato e formas de representações culturais.
Uma escolha que simboliza mais uma combinação, dessa vez, entre o evento e a arte popular, que resultam em talento, oportunidades, tradição e retorno.
As áreas do evento serão divididas por categorias e ao todo serão 6 salões especiais: Elementos, Bordados, Arte Popular, Cerâmica, Cestaria e Salão Nacional, e haverá uma premiação especial para a Melhor Peça de Artesanato, em cada salão, escolhida por um júri de especialistas e referenciada pelo público visitante da FIART.
Biografia
Séphora Maria Alves Bezerra nasceu no dia 16 de junho de 1961, em São Gonçalo do Amarante, nascida em uma família de artistas e professores, desde cedo foi envolvida nos trabalhos culturais da cidade. Desenhista, pintora, poeta, atriz, escritora, diretora e coreógrafa, começou ainda na adolescência fundando o grupo UDC, junto com os amigos e a Igreja Matriz do Município.
Em 2004, junto com seus irmãos, fundou o grupo folclórico Pastoril Dona Joaquina e o Balé Popular Dona Joaquina. O Pastoril surgiu como um legado familiar construído durante vários anos pela avó paterna. O Pastoril Dona Joaquina tornou-se referencial, além de um dos mais conceituados no Brasil na atualidade, Séphora inovou e revolucionou o pastoril da região mantendo a essência original das danças mais ágeis e elaboradas, e despertando o interesse dos mais jovens, mantendo a tradição e cultura da região.
A sua visão foi além de uma brincadeira folclórica, foi uma construção social fundamentada na história da sua comunidade e comprometida com o futuro. Ela faleceu precocemente em 27 de janeiro de 2016, vítima de câncer.
Séphora Bezerra será a homenageada do 17º Festival de Danças Folclóricas e Para folclóricas do RN, que acontece durante a 24ª Fiart entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.
Por Ariel Dantas