Nesta quinta-feira (23), a Secretaria de Saúde de São Gonçalo do Amarante anunciou a retomada da vacinação BCG na Maternidade Belarmina Monte. “Hoje é uma grande vitória para todos nós”, comemorou a secretária Terezinha Rêgo, visivelmente emocionada.

A BCG é a sigla para uma vacina que previne as formas graves de tuberculose. Ela deve ser administrada logo após o nascimento, preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida. Nos últimos meses, em São Gonçalo do Amarante, os recém-nascidos estavam deixando a maternidade sem essa vacina por uma negligência da gestão anterior.

“A vacinação foi descontinuada por falta de vacinadores certificados”, informou Terezinha Rêgo. “Para administrar a BCG, o técnico de enfermagem (ou enfermeiro) precisa ser habilitado pelo Ministério da Saúde, o que não havia no município”.

Sem a presença de profissionais qualificados, as mães eram orientadas a procurar postos de saúde, mas a vacina não estava disponível, ou buscar em alguma unidade básica de Natal. “Agora, os bebês são-gonçalenses sairão da Maternidade devidamente vacinados”, garantiu a secretária.

A retomada com urgência da vacinação foi uma orientação da primeira-dama e senadora Zenaide Maia, que também é médica. “Ela fez um apelo pessoal para que retomássemos a aplicação da BCG o mais rápido possível. Graças ao esforço de toda nossa equipe, conseguimos resolver isso em tempo recorde”, afirmou Terezinha.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Gonçalo do Amarante tem como meta expandir a vacinação BCG para mais quatro unidades até meados de fevereiro. Além disso, já foi solicitado à Secretaria Estadual de Saúde (SESAP/RN) um curso emergencial para qualificação dos técnicos e certificação junto ao Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *