O município de São Gonçalo do Amarante esteve representado nesta quarta-feira (12) na 1ª Jornada de Mecanização da Agricultura Familiar do Nordeste, que aconteceu na cidade de João Câmara, região do Mato Grande do estado. O secretário municipal de Agropecuária, Desenvolvimento Agrário, Pesca e Aquicultura de São Gonçalo (SEMADA), Jarbas Cavalcanti, participou do evento acompanhado de técnicos da secretaria para conhecer como funciona o processo de mecanização da agricultura familiar.

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (SEDRAF) e a EMATER realizaram esse evento, em que houve demonstrações práticas do uso de máquinas de pequeno porte (até 50 cv), e ainda divulgou linhas de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), para que isso incentive os agricultores a fazerem aquisições dessas máquinas e implementos agrícolas, e assim otimizar o processo de produção agrícola através da inovação do trabalho na área rural. A jornada reuniu prefeituras de vários municípios da região do Mato Grande, agricultores e agricultoras familiares, movimentos sociais, entidades prestadoras de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), como também agentes financeiros e empresas fornecedoras de máquinas e equipamentos.

“Estivemos nesse evento representando o município de São Gonçalo, o prefeito Jaime Calado, para conhecer como funciona a mecanização da agricultura familiar com esses pequenos tratores e máquinas. É muito importante esse tipo de ação porque busca fortalecer a agricultura familiar através da inovação tecnológica, e assim aumenta a produtividade do homem do campo”, disse o secretário Jarbas Cavalcanti.

O município de São Gonçalo tem uma grande área rural concentrando um grande quantitativo de agricultores familiar e criadores, e a intenção do novo governo municipal de São Gonçalo do Amarante é incentivar a mecanização da agricultura para aumentar a produção agrícola e proporcionar desenvolvimento econômico rural.

“O prefeito Jaime Calado tem sempre nos falado que pretende implantar esse projeto de mecanização da agricultura para São Gonçalo, e nó vamos trabalhar e nos articular para levar esse evento para a população da zona rural do nosso município conhecer, e buscaremos apoio do Governo do Estado por meio da SEDRAF e EMATER, e também dos bancos, associações e instituições, para que possamos, junto com a gestão do município, realizarmos esse momento para o nosso povo”, declarou o secretário da SEMADA.

Participaram do evento, João Cortez Neto e Marcos Aurélio (Técnicos Agrícolas da SEMADA), Moacir Santos (Diretor Regional da EMATER), Jarbas Cavalcanti (Secretário da SEMADA), e Rafael Melo (Assessor Técnico da SEMADA).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *