O Rio Grande do Norte não terá representante no Campeonato Brasileiro Feminino A3. Campeão potiguar em 2022, o União comemorou a classificação para o torneio nacional em campo, mas foi excluído da disputa.
O clube foi informado recentemente que não houve o cumprimento do Regulamento Geral das Competições 2022 da Confederação Brasileira de Futebol.
De acordo com o comunicado, havia a necessidade de que o Campeonato Potiguar contasse com pelo menos quatro clubes reconhecidos pela CBF (veja abaixo). A disputa no ano passado envolveu apenas três equipes – União, Parnamirim e Monte Líbano.
Art. 24 – Tratando-se da realização de torneio seletivo ou competição equivalente no âmbito das Federações estaduais com o objetivo de classificar Clubes para certames nacionais, tais torneios somente serão reconhecidos pela CBF se disputados por, no mínimo, quatro (4) Clubes da principal série ou divisão da Federação.
A Federação Norte-rio-grandense de Futebol ainda tentou intervir junto à CBF, mas não houve acordo. O União vai tentar a vaga na Justiça.
“Fomos surpreendidas com a exclusão do nosso clube e do estado do Rio Grande do Norte do Campeonato Brasileiro Série A3, que para o clube é a competição mais importante do ano”, destaca a nota do União, publicada nesta quarta-feira.
O clube informa que foi o primeiro do país a iniciar as atividades. “Investimos um ano e dois meses de trabalho (desde a preparação para o campeonato estadual 2022 até o presente momento), com muita dedicação, compromisso, determinação e entrega total ao lado da presidência, diretoria, comissão técnica, atletas, amigos e patrocinadores”.
“Pertencemos a um Estado que nunca ficou de fora de uma competição nacional e hoje estamos vivendo o maior pesadelo da história do clube”, reforçou.
GE/RN