A cidade de São Gonçalo do Amarante e o Rio Grande do Norte perde uma das suas figuras icônicas. Francisca Ferreira França, ou simplesmente Dona Chiquinha, era brincante de grupos como o Bambelô da Alegria, Coco de Roda, Congos de Combate e Pastoril. Com seus 114 anos de idade, vivia na comunidade de Santo Antônio do Potengi, e estava internada no Hospital Belarmina Monte há mais de 20 dias, por problemas de saúde.
Além de brincante dos folguedos populares, Dona Chiquinha era detentora dos saberes, conhecimentos e práticas tradicionais de saúde popular e cura religiosa das rezadeiras, benzedeiras e saberes tradicionais. A são-gonçalense deu nome à lei estadual que instituiu essas práticas como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do povo potiguar.
O velório acontecerá nesta segunda-feira (13) a partir das 20h, no ginásio poliesportivo de Santo Antônio do Potengi. O seu corpo será sepultado nesta terça-feira (14), às 16h, no cemitério público de Santo Antônio do Potengi, mas antes acontecerá uma celebração ainda no ginásio.
O Portal Ariel Dantas se solidariza com os familiares e amigos de Dona Chiquinha e deseja força para superar esse momento de despedida.