A Escola Estadual Ivani Machado Bezerra, no bairro Jardins, São Gonçalo do Amarante/RN, mostrou resultados surpreendentes no Sisu/Enem 2023. Com quase 20 alunos aprovados somente em instituições públicas federais, a escola é um exemplo de como o fortalecimento da educação estadual e o combate à evasão escolar por meio de iniciativas como a construção de escolas pode trazer resultados tão positivos.
Com cinco anos de operação, a escola computou neste último Enem – em instituições federais –, aprovações em Ciência e Tecnologia, Ciências da Computação, Farmácia, Geografia, Turismo, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, além de aprovados em universidades estaduais e particulares, e uma na Universidade de São Paulo (USP), em Gestão Ambiental.
“O resultado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2023 de nossa escola é prova de que entregar um ensino de qualidade, que oferecer uma estrutura que garanta conforto e segurança à comunidade escolar, que o empenho em manter os estudantes dentro de sala de aula traz resultados positivos para a educação no Estado. Neste último Enem foram quase 20 aprovados – somente – em instituições federais, no próximo teremos ainda mais. Pode ter certeza”, comemorou o gestor da escola, o professor Jefferson Penha.
A estudante do 3º ano, Mariana Sousa é uma das alunas que sonham com a universidade, e viu na Escola Ivani Machado, a porta de entrada para a realização. “Além de termos professores capacitados e dedicados, aqui na escola temos todo o suporte necessário para o nosso desenvolvimento acadêmico, desde aulas com conteúdos completos, até estruturas como os laboratórios que me fizeram descobrir uma verdadeira paixão pelas ciências e me farão prestar Enem para Ciências Biológicas”, destacou.
Com foco em resultados como o almejado pela aluna Mariana, a escola que foi construída e entregue ainda em 2018, para oferecer educação em período integral, começou a implementar a modalidade de maneira gradativa. Atualmente, o 1º ano do Ensino Médio é em período integral. A expectativa é de que nos próximos dois anos todas as turmas estejam funcionando desta maneira.
“É fundamental que implementemos o período integral em todas as turmas para conseguir oferecer os conteúdos em sua totalidade, cumprindo todo o planejamento pedagógico, e por consequência, ter mais aprovações de alunos nos processos seletivos que acessam as universidades”, reforçou o gestor Jefferson.
“Estou começando a me preparar para o futuro acadêmico desde já. O ensino em tempo integral está possibilitando que vejamos as disciplinas de forma teórica nas aulas eletivas, e no contraturno, as colocamos em prática nos laboratórios, além de explorar outras matérias mais específicas. Sem dúvidas teremos uma base muito mais sólida para enfrentar o Enem”, disse Pedro Andrade, aluno do 1º do Ensino Médio integral.
SOBRE A ESCOLA ESTADUAL IVANI MACHADO
Situada no município de São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, contando com 560 alunos do Ensino Médio, a Escola Estadual Ivani Machado é uma das mais modernas da região, com 8 salas de aula equipadas com lousas, carteiras e condicionadores de ar; e ainda, ao longo da escola, laboratórios de informática, matemática, física, química e biologia; sala multifuncional; biblioteca; pátio e recreio cobertos; quadra poliesportiva; dentre outros.
A iniciativa de construir escolas modernas e equipadas faz parte do escopo do Projeto Governo Cidadão, viabilizado com recursos do empréstimo junto ao Banco Mundial, com a meta de melhorar a qualidade da Educação no Estado, proporcionando um ambiente escolar mais seguro, adequado e estimulante aos alunos. Somente nesta construção, o Executivo estadual aplicou R$ 4,6 milhões, numa construção que contou com critérios técnicos de sustentabilidade, com a utilização de energia solar e reuso de águas, visando à redução de custos de operação e manutenção.