Por Ariel Dantas
Foram destinados pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante/RN o valor de R$ 205.098,00 para a aquisição de balas, bolachas, chicletes, chocolates, pastilhas, balões, paçoca, pirulito, pipoca, dentre outros itens. O ato de adjudicação do pregão presencial Nº 006/2023 foi publicado nesta quarta-feira (12).
O que chama a atenção é que nos últimos meses a população da cidade tem reclamado da falta de medicamentos, insumos e a demora na realização e entrega de exames nas unidades básicas de saúde.
Com o valor disponível para a compra das guloseimas, a gestão do prefeito Eraldo Daniel de Paiva poderia adquirir mais de 180 mil frascos de Paracetamol; 3.500 unidades de Insulina; 4.1 milhões de comprimidos de Diazepan 10mg; mais de 2 milhões de comprimidos de Nimesulida (de acordo com as últimas licitações de medicamentos feitas pela própria Prefeitura.
No último dia 6 de julho uma ata de registro de preço absurda foi publicada pela Secretaria Municipal de Comunicação Social e Eventos, com previsão de gastos que ultrapassa 2 milhões de reais com alimentação preparada (coffee-break, refeições e lanches), estrutura para eventos (som, iluminação em LED, estrutura metálica, banheiros químicos, geradores), cerimonial e hospedagem.
“Pra fazer festa tem dinheiro, mas para comprar os remédios que estão faltando não tem”, escreveu uma moradora revoltada nas redes sociais.
Mas afinal, qual é a prioridade da gestão Eraldo? Qual a finalidade dessas guloseimas? Até quando o dinheiro do contribuinte será torrado com esse tipo de licitação?
Confira os itens da contratação das guloseimas a partir da página 4: