Como parte das comemorações do Dia Mundial dos Correios, celebrado em 9 de outubro, os Correios realizaram nesta terça-feira (16), no Museu Correios, em Brasília, a premiação da fase nacional do 47º Concurso Internacional de Redação de Cartas. Na ocasião, a vencedora Clarice Rilyane Oliveira da Silva, de 15 anos, recebeu certificado, troféu e prêmio em dinheiro.

Com o tema “Imagine que você é uma carta que viaja no tempo. Que mensagem você quer deixar para seus leitores?”, a estudante do primeiro ano do ensino médio, no Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Pereira dos Santos, em São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal (RN), abordou a violência sofrida por mulheres ao redor do mundo. Sob o pseudônimo “A Flor de Mandacaru”, Clarice mistura protesto e poesia ao listar fatos históricos e estatísticos envolvendo a questão.

Também foram premiados os três primeiros colocados da etapa estadual de Brasília: Viviane dos Santos Fontoura, do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Yasmim Silva Souza, do Centro Educacional 8 do Gama, e Hermínio Joaquim da Silva Junior, do Colégio Militar Dom Pedro II.

Foto: Divulgação/Correios

Durante a cerimônia, a atleta de saltos ornamentais Luana Lira fez a leitura da carta do diretor da União Postal Universal (UPU) sobre o Dia Mundial dos Correios, comemorado em 9 de outubro.

Brasil em destaque – O Concurso Internacional de Redação de Cartas é promovido pela UPU desde 1972, e realizado no Brasil pelos Correios, reforçando o papel da empresa como agente social do governo. “Os Correios não apenas transportam cartas e encomendas, mas também levam, de porta a porta, amor, esperanças, alegrias, numa ação que simboliza a cidadania no contexto universal”, disse o presidente da estatal, Carlos Fortner.

Dentre os concursos promovidos pela UPU, o de redação de cartas tem um significado especial, pois desperta nos estudantes o gosto pela leitura, pela redação e ainda, o interesse pelos serviços postais universais. O Brasil já venceu a fase internacional do concurso em três edições, sendo o segundo colocado em número de vitórias, atrás apenas da China, que tem cinco medalhas de ouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *