O deputado João Maia (PR/RN) viabilizou junto ao ministro da Saúde, Luis Henrique Mandetta, a inclusão de R$ 50 milhões de reais no orçamento da União para este ano, cuja destinação é a construção de um hospital em São Gonçalo do Amarante. Os recursos foram alocados na programação própria do ministério e atendem ao pleito do prefeito Paulo Emídio que encampou luta pelo novo hospital da região metropolitana de Natal desde o início de sua gestão.
“Esse novo hospital é fundamental para São Gonçalo mas é muito importante, também, para a região metropolitana de Natal porque vai ajudar a desafogar o Walfredo Gurgel, diminuindo a vinda de pacientes daquela grande área norte do entorno da nossa capital”, destacou João Maia.
O prefeito Paulo Emídio definiu como uma “grande conquista pra São Gonçalo, para o grande Natal e para o Rio Grande do Norte” a implantação de um novo hospital. “Vamos atender nossa população de mais de 100 mil habitantes aqui mesmo e com isso liberamos espaço nos hospitais regionais de Natal para atender melhor a capital e os outros municípios. Isso ajuda na regionalização da saúde como deseja a governadora Fátima”, afirmou o prefeito.
O novo hospital já tem projeto pronto e será construído na região central da cidade, próximo ao campus do IFRN e do Museu Municipal. Terá capacidade para 120 leitos distribuídos nas clínicas médica, cirúrgica, pediátrica e obstetra com Pronto Socorro adulto e infantil integrado ao SAMU. O novo hospital terá, também, UTI’s adulta e neonatal, centro obstétrico com alojamento conjunto e ainda servirá como hospital-escola com espaço para ensino de medicina e outras formações da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, segundo informou Jalmir Simões, secretário de Saúde de São Gonçalo do Amarante.