Reparos devem durar 30 dias e 90% dos voos serão mantidos.
A Inframerica, concessionária do Aeroporto de Natal, iniciou as obras de correção da pista de pouso e decolagem nesta segunda-feira (11). Durante o período as operações aéreas serão concentradas das 6h às 18h e a taxiway, que tem total capacidade estrutural, está sendo utilizada para pousos e decolagens. Um investimento que a concessionária realizou para garantir a operacionalidade do Terminal.
Normalmente, este tipo de obra requer o fechamento por completo do terminal submetido ao reparo. A Inframerica, no entanto, realizou investimentos de capital próprio para manter as operações no Aeroporto de Natal e mais de 90% dos voos durante os 30 dias. As companhias aéreas ajustaram as malhas para o período diurno e reprogramaram os voos da noite para o período da manhã. Os poucos voos que serão suspensos voltam a operar normalmente pouco após o término da manutenção.
Desde o início desta madrugada, funcionários, gerentes e diretores da Inframerica estiveram na pista para acompanhar o começo dos trabalhos, que devem durar até 10 de outubro.
Os primeiros pousos e decolagens foram realizados com sucesso e o andamento da obra está dentro do cronograma previsto. Uma usina de asfalto foi instalada dentro do sítio aeroportuário a menos de dois quilômetros de distância da pista com o objetivo de minimizar o tempo de transporte da massa asfáltica até o local de aplicação. Toda a produção de material será constante e usinada dentro da área do Aeroporto.
Até as 12h, o Terminal aéreo operou com sucesso cinco voos, sendo três para Recife, em Pernambuco, e dois para Guarulhos, em São Paulo.
A obra na pista não interromperá os negócios futuros do Aeroporto. Pelo contrário, a correção que será feita irá atrair mais voos e tornar o terminal potiguar ainda mais competitivo.