Como não se esquecer do São Gonçalo Futebol Clube, que por muitos era conhecido como “Touro”. Fundado em 28 de julho de 1999, a equipe de cores azul, vermelho e branco surgiu através de Poti Júnior que com a ajuda de amigos, colocou o “Touro” na disputa do Estadual da prima divisão após convite da FNF.
Foto: Arquivo Pessoal de José Clebson Kel |
Sua estréia no Campeonato Potiguar, ocorreu em 2000, quando surpreendeu logo de início obtendo espaço nas quatro melhores colocações do estadual, em um quadrangular final que envolveu as equipes do ABC, América e Corintians de Caíco. No ano seguinte, a equipe tricolor já em seu segundo ano de fundação, conseguiu participar pela primeira vez de um campeonato nacional, ao cair na segunda fase da Série C naquela temporada.
Mas foi em 2003 que o São Gonçalo surpreendeu a todos chegando a final do estadual, título que foi conquistado pelo América (0x1 e 2×3). Naquele ano, a equipe possuía atletas conhecidos e que ao longo do tempo passaram a crescer no futebol, como eram os casos de Barata, Washington, Val Araguaia, Paulinho Macaíba entre outros.
A equipe ainda disputou os estaduais de 2004-2007, mas foi em 2008 que o clube anunciou o seu licenciamento das competições após uma crise financeira que impossibilitava o clube de continuar disputando competições tanto profissional como as de base. Desde então, o “Touro” nunca mais voltou a aparecer no cenário do futebol potiguar. Equipe que sempre foi considerada uma das principais forças do estado, que em muitas temporadas marcou presença nas primeiras colocações, além de revelar bons atletas para o futebol, como foi o caso do goleiro Sérvulo que em 2007 disputou a Série A com a camisa do América.
Últimas participações:
2005: 6º colocação
2006: 8º colocação
2007: 9º colocação
Por José Carlos Borges – Esporte do RN