Depois de uma intensa campanha informativa, será desligado nesta quarta-feira (30) o sinal analógico em Natal e em outras 83 cidades potiguares. Após essa data, só será possível assistir à programação da TV aberta por meio do sinal digital – para isso, é preciso ter um aparelho compatível ou o kit digital.

Além da capital, o sinal analógico de televisão será desligado ainda nos municípios de Arês, Brejinho, Ceará-Mirim, Extremoz, Ielmo Marinho, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Macaíba, Maxaranguape, Monte Alegre, Natal, Nísia Floresta, Parnamirim, Poço Branco, Riachuelo, Rio do Fogo, Santa Maria, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Pedro, Senador Georgino Avelino, Serra de São Bento, Taipu, Tibau do Sul, Vera Cruz e Vila Flor.

Nesses locais, os telespectadores devem verificar se a antena que têm em casa é digital e se o aparelho de TV precisa, ou não, de um conversor. As famílias de baixa renda atendidas por programas sociais do Governo Federal têm direito a um kit gratuito de conversão, formado por antena digital e conversor com controle remoto,

Para saber se têm direito ou fazer o agendamento para a entrega, os beneficiários podem ligar para o 147 (ligação gratuita) ou acessar o site www.sejadigital.com.br/kit. Além de retirar os equipamentos, é indispensável fazer a instalação para receber o sinal digital e continuar assistindo televisão após o desligamento do sinal analógico.

A TV digital oferece imagens mais nítidas e som de ótima qualidade. Além disso, de acordo com a Anatel, o desligamento ainda vai possibilitar a ampliação da disponibilidade do serviço de telefonia móvel e internet 4G no Brasil, que poderá ocupar a faixa de 700 MHz, hoje ocupada pelas emissoras.

O sinal analógico de TV será desligado as 23h59 em sete capitais das regiões Norte e Nordeste. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, assinou nesta terça-feira (29) ato autorizando o desligamento.

Com isso, o sinal de TV passará a ser totalmente digital nas regiões metropolitanas das capitais de Sergipe, do Pará, da Paraíba, de Alagoas, do Amazonas, do Rio Grande do Norte e do Piauí. Com o desligamento do sinal analógico, serão beneficiados 3,4 milhões de domicílios nos sete estados.

Até agora, 13 capitais do país já passaram pelo processo e em todo o país foram distribuídos nove milhões de kits. Até 2023, todas as regiões devem ser cobertas pelo sinal digital.

Foto: Ariel Dantas

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *