Movimento Sinfônico leva música clássica ao Teatro Riachuelo com entrada gratuita

A Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte – OSRN já marcou a data para início da temporada 2018 do projeto Movimento Sinfônico. A apresentação acontece no dia 29 de março, no Teatro Riachuelo, às 20h e é gratuita. A abertura vai contar com a participação de três convidados especiais: Durval Cesetti – solista piano, Diego Paixão – solista violoncelo e Ronedilk Dantas – solista violino.

A ideia do projeto, que já acontece há um tempo na capital potiguar, é disseminar a música clássica de forma acessível a todos os públicos e idades, ressaltando a força e a importância da OSRN, maior e mais antigo grupo de música do RN, como patrimônio imaterial do Estado.

Com direção artística do maestro Linus Lerner, elogiado pelo carisma e pela energia que transmite em suas performances musicais, inspirando artistas e público, a apresentação promete um repertório repleto de surpresas e emoção. Haverá obras como “A Abertura da Opera “Cinderela” (La Cenerentola)Gioachino Rossini, Concerto Triplo de Beethoven e Sinfonia do Novo Mundo de Antonín Dvořák.

Para garantir o ingresso é simples. A reserva prévia do primeiro lote com 500 unidades estará disponível no site www.orquestrasinfonicadorn.com.br nos dias 21 e 22, ou, até esgotar o lote. Feito isso, o interessado deverá retirar os ingressos na Fundação José Augusto nos dias 26 e 27, das 13h às 16h, apresentando CPF e documento com foto. Cada CPF cadastrado terá o direito de até dois ingressos. As entradas que não forem retiradas neste período, farão parte do segundo lote, a ser distribuído na bilheteria do Teatro Riachuelo, a partir das 12h, do dia 29 de março, dia da apresentação.

O projeto Movimento Sinfônico da OSRN conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Natal, Lei Djalma Maranhão, Unimed Natal, Governo do RN, Fundação José Augusto, Lei Câmara Cascudo, Cosern e CEI Mirassol.  Apoio Camarões, Poti, Red Roof Inn, Restaurante La Cachette, Compadre Babearia G7 Comunicação e Lado A. Apoio cultural Teatro Riachuelo e Opus e realização da M.A.P.A Realizações Culturais.]

OSRN – Foto Paulo Fuga.

OSRN – Abertura da temporada do Movimento Sinfônico 2018

 Quando: 29/03/2018

 Onde: Teatro Riachuelo

 Horário: 20h

 Entrada: Gratuita

Sobre os convidados da abertura

Durval Cesetti – Piano

Conhecido como “um pianista de rara musicalidade” pelo crítico Claude Gingras (La Presse, Montreal), Durval Cesetti é professor da Escola de Música da UFRN. Completou o doutorado na McGill University, instituição na qual também fez o mestrado e bacharelado, tendo estudado com Kyoko Hashimoto, Tom Plaunt, Richard Raymond, Louis-Philippe Pelletier e Eugene Plawutsky, após ter sido aluno de Neusa França em Brasília. Alguns de seus concertos nos últimos anos incluem recitais em Nova Iorque, Connecticut e Ohio (EUA), Pequim e Tianjin (China), Limerick (Irlanda), Toronto, Kitchener, Waterloo, Montreal e London (Canadá), São Paulo (na Fundação Oscar Americano), Rio de Janeiro (na Sala Cecília Meirelles) e Brasília (no Teatro Nacional Cláudio Santoro).

Diego Paixão – Violoncelo

Diego Paixão iniciou seus estudos no violoncelo aos 14 anos de idade com o Prof. Ailson Saraiva. Hoje é Bacharel e Mestre em violoncelo pela UFRN, sob orientação do Prof. Fabio Presgrave. Em 2013, foi bolsista UNIBRAL/CAPES/DAAD, estudando um ano na classe do renomado Prof. Martin Ostertag, na Hochschule Für Musik Karlsruhe (Alemanha). Estudou ainda na École Normale de Musique de Paris Alfred Cortot, na classe de Anssi Karttunen, e, também em Paris, no Conservatório de L’Hay Les Roses com o virtuose francês Romain Garioud. Nas duas instituições francesas, foi premiado por unanimidade e com felicitações do júri nos concursos de violoncelo e música de câmara. Venceu o Prêmio Thomaz Babini Art Invest e foi premiado no 46° Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Ronedilk Dantas – Violino

Ronedilk Dantas iniciou seus estudos musicais em 1979, em João Pessoa, ingressando no ano seguinte no curso de Extensão da Universidade Federal da Paraíba, onde se dedicou ao violino sob orientação do professor Yerko Tabilo, tornando-se bacharel em Música no ano de 1994. Ao logo de sua formação, participou de vários festivas nacionais e internacionais, tendo oportunidade de ser orientado por mestres como Erich Lehninger, Elisa Fukuda, Sidney Harth, Robert McDuff, Imanuel Wilheim, Paulo Bosísio e Violeta de Gainza, nas áreas de violino, prática de orquestra, música de câmara e musicologia, além de vencer concursos na área. Atualmente, é professor de violino da Escola de Música da UFRN.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *