Projeto de Lei da deputada Terezinha Maia cita Luís da Câmara Cascudo para justificar o título para a cidade

Foi aprovado, por unanimidade, na manhã desta quarta-feira (12), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Projeto de Lei que reconhece São Gonçalo do Amarante como berço da cultura popular do Rio Grande do Norte. O PL é de autoria da deputada estadual Terezinha Maia.

O texto cita que tal título foi dado pelo maior historiador potiguar, Luís da Câmara Cascudo, “por surpreender com atrações históricas, artísticas, religiosas e gastronômicas de São Gonçalo do Amarante. E nada mais justo que tal denominação seja reconhecida legalmente”. A matéria seguirá para sanção da Governadora Fátima Bezerra.

“Além disso, toda imprensa do RN e do Brasil se refere a SGA como cidade do folclore. Inclusive o símbolo do folclore potiguar, o Galo Brando de Dona Neném, é de São Gonçalo do Amarante, onde também tem o artesanato mais diversificado do nosso estado”, defendeu Terezinha.

A parlamentar ainda destacou grupos de cultura popular como “o centenário Boi Calemba Pintadinho; Os Congos, grupo ancestral; O Pastoril que é um dos quatro principais espetáculos populares do Nordeste brasileiro”; Bambelô da Alegria; e a maior Romanceira do Brasil, Dona Militana”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *